Página Principal

From Open source mapmaking technologies
Jump to: navigation, search
This page is a translated version of the page Main Page and the translation is 86% complete.

Other languages:
English • ‎italiano • ‎português

Bem vindo ao curso de introdução à produção de mapas com software open source

Resumo

Este curso introduz várias tecnologias open source para manipular informação geográfica e produzir mapas de uma forma flexível e poderosa.

Para desvendar o potencial dos mapas e respectiva informação geográfica precisamos de tirar partido de diferentes ferramentas. Em vez de nos restringirmos à funcionalidade de apenas uma solução particular, fazemos uso de ferramentas "open-source" onde temos acesso a uma cadeia de diferentes componentes. Temos assim o melhor de diferentes mundos!

Todos os exercícios serão desenvolvidos a ferramenta OSGeo Live. Esta é inteiramente baseada em código "open-source", permitindo uma distribuição gratuita.

Isto é um curso "mãos-na-massa", cobrindog vários tópicos. É esperado que os alunos façam os exercícios durante as aulas nos computadores disponíveis (ou nos seus próprios laptops).

Requisitos

Se trouxer o seu próprio computador, por favor faça uma preparação apriori. Considere o seguinte:

  • faça "backup" dos seus dados mais importantes antes de fazer operações mais radicais como partições no disco e etc.
  • obtenha algum espaço em disco disponível para instalar o OSGeo live (20 Gb são necessários).
  • Não use o computador da sua empresa se este não permite instalar/desinstalar programas ou alterar alguns parâmetros!

Please follow OSGeo Live 8.5 installation instructions. These instructions replaces the old OSGeo Live 7.9 installation installation process.

Conteúdos

O curso está estruturados em vários módulos. Leve cerca de 2 a 4 horas a competar cada módulo. Todos os passos de execução estão documentados por forma a que cada módulo possa ser repetido fora das aulas.

O curso é suportados pela plataforma wiki que permite uma fácil manutenção dos conteúdos. Consulte a secção "contribuições" para ajudar a melhorar e expandir os conteúdos deste curso.

OSGeo Live

Para tirar partido das enumeras ferramentes "open source", vamos usar a distribuição do pacote OSGeo Live.

A instalação vai demorar algum tempo, mas menos do que se enveredássemos por instalar todas as aplicações que esta usa. É mais fácil usarmos sempre a mesma distribuição por questões de sincronização. Assim todos teremos os mesmos problemas e soluções!

SIG usando o QGIS

Bases de Dados Geográficas

Map servers

Cálculo de rotas sobre OpenStreetMap

Publicação de mapas na web